INVERTIDA SOBRE OS OMBROS







Salamba Sarvangasana, Postura da Vela ou ainda Invertida sobre os ombros, como o próprio nome já diz, é uma postura de yoga em que o praticante fica com todo o seu corpo apoiado nos ombros na posição invertida.  É considerada a segunda postura mais importante do yoga devido a sua quantidade de benefícios que vão muito além do físico.

" É uma das maiores bênçãos conferidas a humanidade por nossos antigos sábios". (2)

" Devido ao efeito calmante, os que sofrem de hipertensão, irritabilidade, esgotamento nervoso e insônia, são aliviados destes males." (2)

Pela posição invertida do corpo, promove uma intensa irrigação cerebral melhorando as funções da memória, concentração e vitalidade das células neuronais. Aviva a mente.

Melhora a produção dos hormônios, alivia a ansiedade e a depressão.

Normaliza as funções do sistema nervoso central sendo excelente para quem sofre de insônia. Acalma a mente e desperta a alegria de viver.

Por atuar fortemente na circulação é indicada nos casos de inchaço nas pernas, varizes.

Regulariza o intestino, melhora a prisão de ventre facilitando a liberação de toxinas gerando bem estar e disposição.

Traz alivio para alguns tipos de enxaqueca.

Combate o envelhecimento precoce, retarda as rugas e previne a queda dos órgãos tais como bexiga e ovários.

Ótima para quem está atravessando a menopausa ou sofre de anomalias da menstruação.

A prática continua deste asana melhora o sistema imunológico e ajuda a curar de resfriados e sinusite.

"Dois meses deste exercício fazem mais bem a circulação, ao metabolismo e à vivacidade mental que os remédios mais caros e as viagens de férias". (1)

 Quando é que você pensou que ficar parada sobre seus ombros seria tão proveitoso?

Mas Atenção:

Se você nunca fez yoga e se encantou com  a postura e não vê a hora de pratica-la em casa é bom que procure a orientação de um professor experiente antes de começar a praticar. ok? Imitar uma foto parece fácil, mas na verdade qualquer postura de yoga requer orientação, alinhamento e precisão na execução do movimento. Isto significa que se você coloca, por exemplo, o peso do corpo no pescoço ao invés do ombro, você pode lesionar ao invés de se beneficiar da postura. Muita atenção nisso.

(1) Hermógenes
(2) Iyengar